top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Quem é Pierre Cardin?


Apesar de termos perdido este grande nome em 2022, fazemos a pergunta “quem É Pierre Cardin” no presente, pois o seu trabalho e genialidade deixaram uma marca no cenário social que é relevante e ainda o será por muitos anos.


Antes de contarmos sua história, é importante saber que Pierre Cardin é considerado um dos maiores nomes da moda e um revolucionário do cenário da alta costura. Mas, além de modista, Cardin também chegou a patentear mais de 500 invenções e até projetos para a NASA.


Nasce Uma Estrela


Nascido Pietro Costante Cardin, no dia 2 de julho de 1922, na Itália. Devido a situação de crise da Itália pós Primeira Guerra Mundial, sua família decidiu se mudar para a França, onde tornou-se Pierre Cardin ao ser naturalizado francês em 1924.


Aos catorze anos, Cardin deu o primeiro passo do que viria a ser o pontapé de uma jornada de sucesso, conseguiu um emprego como assistente de alfaiate de Saint-Étienne. Pierre precisou dar uma pausa nas suas atividades para atuar na Cruz Vermelha, acontecia a Segunda Guerra Mundial.


Com o fim do conflito, Cardin se muda para Paris, já em 1947 ele conquista o posto de chefe do ateliê de alfaiataria da Casa Dior. Em 1950, o costureiro afirma ter sido convidado para assumir a direção artística da Chanel, mas recusou a proposta para abrir seu próprio negócio.


Nasce Uma Marca


A primeira boutique aberta por Pierre Cardin não carregou seu nome, pensando em algo conceitual deu a sua primeira loja o nome de Eve (Eva, em português) e três anos depois abriu sua segunda loja, Adam (Adão, em português). Como os próprios nomes sugerem, a primeira oferecia moda feminina e a segunda moda masculina.


Pierre Cardin inovou na moda masculina por oferecer roupas multicoloridas, ao invés dos tradicionais tons escuros, cinza e marrom, que eram tradicionais no vestuário dos homens na época. O que de cara chamou a atenção de artistas, como Salvador Dalí e Jean Cocteau.


Mas as ambições do estilista não param por aí, além de investir no ramo de roupas e acessórios, o nome Pierre Cardin começou a aparecer em perfumes, isqueiros, despertadores, carros, frigideiras e até alimentos. Sim, Cardin investiu pesado em licenciamentos e sua lista de bens é absurdamente vasta.


Ademais, ele inovou o mercado da moda ao fazer uso do potencial mercadológico de seu nome. Pierre foi um dos primeiros estilistas que fez não era mais necessário ao público ser um entendido de moda para conhecer o logotipo com o seu nome.


De Volta para o Futuro


Até aqui vimos quem é Pierre Cardin enquanto empresário, isso é um grande feito de fato, mas o que o torna um nome tão importante na história foi sua habilidade visionária para a moda. Ele é um dos principais nomes responsáveis por desenhar a forma como percebemos a “era espacial” que teve seu auge nos anos 70.


Suas roupas usam e abusam das formas geométricas, que criaram colares em formato de bolha, microvestidos triangulares usados com meia-calça e segunda pele, chapéus aerodinâmicos.


Além disso, foi ousado no uso de materiais incomuns no mundo da moda como a folha de prata, o papel e bastante vinil na confecção das roupas. Outro aspecto importante de suas peças era o uso de tridimensionalidades, criadas por meio da ilusão de estampas gráficas e relevos saltados.


Além disso, Cardin é considerado um dos grandes embaixadores do prêt-à-porter, termo em francês para a roupa pronta para vestir disponível na loja, com vários modelos de tamanhos estandardizados prontos para serem comprados, como conhecemos nas lojas de roupa de shoppings e feiras hoje em dia.


(Até aquele momento, as pessoas iam nos modistas e alfaiates para encomendar roupas sob medida e as produções eram limitadas)


Sua vida social e profissional foi bastante ativa até o final, sua última aparição pública foi em setembro de 2020, na comemoração de 70 anos de sua marca que foi coroada com um documentário House of Cardin, que estreou no Festival de Veneza. Dois meses depois, Pierre Cardin nos deixou do auge dos seus 98 anos.


Você conhece alguma obra ou produto do Pierre Cardin? Deixe aí nos comentários!


907 visualizações0 comentário
bottom of page