top of page
barners_Prancheta 1-13.png

Julia Gabrielle 

O ensino de línguas estrangeiras no CEPAE durante a pandemia: inovações e adversidades

Qual foi a experiência dos professores de línguas estrangeiras com a transição para o ensino remoto emergencial (ERE)?

Esta análise apresentada pela pesquisadora Julia Gabrielle abrange a experiência de professores das áreas de inglês, francês e espanhol do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), unidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta apresentação irá tratar das mudanças que aconteceram na adaptação para o ensino remoto, as dificuldades e benefícios deste processo e as consequências mental/físicas deste tipo de ensino para os professores.

Elodie Meunier
(Embaixada da Bélgica)

Tour culturel em francophonie: des outils pour pratiquer le français

Prof. Silvio Souza

“Pandemias” em nós:
Significados das vivências em universitários atendidos no acolhimento psicológico virtual

A pandemia confrontou a população universitária de forma muito diversa. Nesta apresentação o Professor Silvio Souza irá compartilhar o resultado da análise feita com alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR)  em atendimento pelo projeto de Acolhimento Psicológico On-line da UFRR durante a pandemia do Covid-19. A análise considerou a identificação dos recursos de suporte para lidar com desafios contemporâneos e suas consequências emocionais causados pela pandemia do Covid - 19. 

Profa. Tânia Tonhati

Os impactos da pandemia de Covid-19
os imigrantes no Brasil: mulheres,
mobilidade e mercado de trabalho

A presente apresentação tem como objetivo elencar os impactos da pandemia de Covid-19 nos fluxos migratórios de imigrantes para e no Brasil, particularmente para as mulheres imigrantes. Para isso, analisamos a inserção e a movimentação das trabalhadoras imigrantes no mercado de trabalho formal no Brasil, a partir da base de dados harmonizada Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, para o mesmo período. Os dados revelaram que, até o presente momento, a pandemia de Covid-19, tem contribuído para manter e acirrar os eixos de desigualdades (gênero, classe, grupo-étnico-racial e origem), que impactam o acesso das mulheres imigrantes a recursos.

Luís Cláudio Fernandes

Música Francófona Contemporânea

Pretende-se apresentar uma pequena amostra da música francófona que é feita nos dias de hoje, por meio da escolha de dois artistas solo e um grupo de diferentes locais ao redor do mundo. Aborda-se um pouco da história dos artistas, de seu estilo musical e do conteúdo de suas canções

Eveline Brigido

Efeitos da pandemia da COVID-19
sobre as migrações internacionais
para a União Europeia em 2020

A pandemia de Covid-19 provocou grandes impactos e transformações no Sistema Internacional (SI), demandando que Estados e blocos regionais desempenhassem novas ações diante de seus efeitos sanitários, políticos e econômicos. Estima-se que 70 milhões de migrantes sejam impactados pela pandemia, cujos reflexos observam-se sobretudo no mercado de trabalho, no acesso à saúde pública e no controle fronteiriço. Essa pesquisa tem como objetivo, portanto, analisar os efeitos da pandemia da Covid-19 nas migrações internacionais para a União Europeia sob os aspectos jurídicos, institucionais e políticos.

Eugênia Tolentino

O intercâmbio de aupair na França:
O que é, quais as exigências para o
visto e o que mudou com a
pandemia da COVID-19

Profas. Alexandra (UFG)
e Sirlene (CEPAE)

Ensino remoto emergencial
de francês: vantagens e
desvantagens

O ensino das Línguas Estrangeiras passou por um intenso processo de transformação durante estes dois anos de pandemia da COVID-19. Se, por um lado, o ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a possibilidade da continuidade dos estudos, a comodidade de não precisar sair de casa e mais tempo de qualidade sem a correria e o estresse do trânsito, por outro lado, descobrimos que o ERE exige de nós uma autonomia com qual não estávamos acostumados.  A sala de aula mudou de lugar, professores e alunos mudaram sua forma de aprender e ensinar. Dentre todas as competências desenvolvidas para o aprendizado de francês, pois as limitações tecnológicas podem interferir diretamente na qualidade da aula. Entretanto, pudemos constatar que as atividades assíncronas favorecem a autonomia dos alunos.  São essas inquietações e esses desafios que estarão presentes em nossa fala nessa mesa-redonda.

Profs. Hercules Honorato
e Cristina Kennup

A Educação e a Pandemia
do COVID-19: diversas visões 

O objetivo desta nossa apresentação é apresentar a pluralidade de olhares dos professores, que estão a emergir das diversas ações empreendidas para minimizar as dificuldades que se apresentam no ensino remoto emergencial (ERE), requerido pelo fechamento das escolas devido a pandemia COVID-19. Sua relevância encontra-se nas ações e reações dos envolvidos, e constituem-se em possibilidades para gerar políticas públicas que motivem e fomentem a educação de qualidade. A seguinte questão de pesquisa norteia esta palestra: que lições poderiam ser aprendidas pelos envolvidos em sua prática docente após a reabertura das escolas?  Ao final, precisaremos recalcular nossas rotas pedagógicas, minimizar as dúvidas que surgem na prática de sala de aula, virtual ou presencial, de maneira a nos adaptarmos às novas estratégias tecnológicas da arte de ensinar.

Mensan Benoit e Sirlei Louza

Perspectivas do desafio no
ensino/aprendizagem de
francês na pandemia

Estra transmissão será um debate entre um dos nossos professores (Mensan Benoit) e uma das nossas alunas (Sirlei Louza) sobre suas experiências pessoais a respeito das dificuldades e desafios enfrentados em sala de aula ao longo dos estudos de francês na Aliança Francesa de Goiânia durante a pandemia da Covid-19.

Profs. Leandro Leal
e Bruno Angelo

Uma espiadela sobre a França

Muitas vezes somos atraídos ao aprendizado da língua francesa pelo nosso imaginário sobre a França e a Cidade Luz, Paris. A vontade de conhecer o país voltou a ser uma possibilidade com a crescente flexibilização e abrandamento das regras de distanciamento da pandemia. Nesta palestra, os professores Leandro e Bruno vão dar um panorama de como organizar sua viagem para a França, além de expandir seus horizontes e olhares para explorar outros lugares que são tão interessantes no país, quanto a capital Paris.

Alex Tamulis
(Gerente acadêmico da Macmillan Education)

A cultura como matéria-prima da aprendizagem de idiomas

banner_apoio-02.png

Primeira edição híbrida das
Journées Portes Ouvertes (JPO)
da Aliança Francesa de Goiânia!

Semestralmente abrimos as portas de nossa instituição para que o grande público possa se inteirar de nosso trabalho e conhecer nossa equipe e dependências, por meio de uma imersão na língua francesa e diferentes aspectos da cultura francófona. 


Com a flexibilização das medidas de distanciamento, em virtude da pandemia de COVID-19, nosso evento terá caráter híbrido (possibilidade de participação presencial e online), para que os participantes possam aproveitar de toda a nossa programação da maneira mais confortável, segura e interativa possível.  

Lembrando que o evento continuará gratuito.


Durante os dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2022 será possível usufruir de livre acesso aos inúmeros recursos que disponibilizamos no site, tais como: ateliers, palestras, materiais, visita imersiva à nossa sede.

Nesta edição voltaremos a a oferecer a possibilidade de participação em aulas experimentais!
As aulas experimentais estarão disponíveis entre os dias 17/02 (quinta-feira) e 23/02 (quarta-feira). Para participar entre em contato com a nossa secretaria para saber os horários das aulas e
reservar sua vaga.


 

bottom of page