top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Fête de la Musique 2022 em Goiânia


Por conta da crise sanitária, duas edições da Fête de la Musique foram canceladas. No entanto, para nós, o hiato foi um pouquinho mais longo, já faziam quatro anos que as cantorias não passavam por aqui. Mas o hiato acabou, este mês teremos a Fête de la Musique 2022 em Goiânia!


Novamente podemos tomar as ruas e os espaços públicos para cantar, dançar e descobrir novos ou conhecidos grupos e artistas. Seja você um fã de rock, jazz, eletrônico ou até mesmo de música clássica, você vai encontrar o seu lugar, porque a festa da música não deixa nenhum estilo ou gênero de fora, é o momento único.


E assim como as edições mundo afora, a proposta da Fête de la Musique 2022 em Goiânia é oferecer um evento popular, voltado para todos os públicos e que dê visibilidade às práticas amadoras.


Este ano nossa festa irá acontecer na Boulangerie de France do Setor Oeste, bem do ladinho do Habib’s da Praça Tamandaré, não tem erro. Para não perder a data, anota aí: dia 24 de junho (sexta-feira) vai acontecer nossa fête, o evento será aberto às 18h (fazer um happy hour com croissant, que tal?).


Com o esforço da nossa equipe e a colaboração de alunos e voluntários fizemos nossa grade de apresentações que vai trazer desde nomes modernos como Kids United, a artistas consagrados como Jules Massenet. Para garantir sua entrada no evento faça sua inscrição no nosso site.


40 anos da Fête de la Musique


O ano era 1982, o Ministério da Cultura da França, um senso nacional revelou que 5 milhões de pessoas na França tocava algum instrumento musical. Na ocasião, o gabinete do ministério concebe um evento para que estes cidadãos pudessem expor suas habilidades musicais.


Foi assim que no dia 21 de junho de 1982 houve o lançamento da primeira Fête de la Musique. E desde então, as comunidades rurais e as pequenas, médias ou grandes cidades francesas reúnem esforços para fazer do dia 21 de junho um momento de expressão da cena musical do país.


Este ano marca o aniversário de 40 anos deste festival que se tornou popular no mundo inteiro, mais precisamente, o evento começou a ser “exportado” a partir de 1985, na ocasião do Ano Europeu da Música. Em menos de 15 anos, a Fête de la Musique passou a acontecer em mais de cem países, nos cinco continentes.


79 visualizações0 comentário
bottom of page