top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

JPO 2021: Historia da Quiche Lorraine

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Hoje vamos trazer um pouco da historia desse prato tão popular na França e se você como a gente ama uma receitinha, não perca este post e a segunda edição do nosso evento Journée Portes Ouvertes 2021.


Ao contrário do que muitos pensam, a quiche teve sua origem na Alemanha, precisamente na região da Alsácia Lorena, que hoje em dia faz parte do nordeste da França e que também faz fronteira com a Alemanha.


A palavra “quiche” vem do Alemão “Küchen” (torta), quando a Quiche foi criada, a região de Alsácia Lorena, era uma província alemã e se chamava "Lothringen", que significa 'Lorena' em português e 'Lorraine' em francês, daí vem seu nome. Confuso né?


Mas acontece que a região foi palco de diversas disputas entre alemães e franceses, mas em 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial, a França retomou o controle do território em definitivo e os franceses batizaram a Quiche de “Quiche Lorraine”.


Atualmente a Quiche é apreciada em todo o mundo pode-se encontrar uma grande variedade de Quiches, desde a original Quiche Lorraine, até aquelas com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão.


Agora vamos passar a receitinha dessa torta deliciosa que pode ser feita em qualquer ocasião.


Ingredientes

Massa:

500 g de farinha de trigo

250 g de manteiga gelada

1 ovo

1 colher (chá) de água

Sal a gosto

Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinha


Recheio:

300 gramas de Mussarela;

300 g de Bacon;

5 ovos;

3 Caixinhas de Creme de leite;

Pimenta do reino à gosto;

Noz Moscada e

Sal à gosto.


Modo de Preparo:

Massa:

Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa. Modele uma bola, embrulhe com filme e leve à geladeira por 10 minutos.


Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o rolo. Em seguida, unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa.


Recheio:

Numa tigela, junte os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um batedor de arame até ficar liso. Tempere com sal e pimenta a gosto. Numa panela, de preferência antiaderente, leve o bacon ao fogo médio por cerca de 3 minutos até dourar.


Retire do fogo, escorra a gordura e reserve. Cubra a massa com o queijo mussarela, o bacon e o creme de ovos, seguindo esta ordem. Coloque as raspas de noz moscada e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva a seguir.




Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário

2.850 visualizações0 comentário
bottom of page