top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Festival Varilux 2022: Cinema Francês em Goiânia


Mais uma vez Goiânia terá o prazer de estar no circuito do Festival Varilux 2022. Este ano, o evento irá acontecer no Cine Cultura, na Praça Cívica e a pré-estreia do festival se dará no dia 22 de junho (quarta-feira) às 19 horas.


A proposta dos curadores do Festival Varilux 2022 é, depois de todas as mudanças com relação ao audiovisual que passamos durante a pandemia, trazer as pessoas novamente as salas de cinema. Não apenas isso, mas voltarmos a experiência de compartilhar e viver juntos.


Mas como fazer isso? Trazendo histórias que retratem lutas e dilemas que enfrentamos no nosso cotidiano. Então, para esta 13ª edição, foram selecionados 17 longas-metragens recentes e sete séries. Sim, exatamente, o festival deste ano trará séries.


A notícia ruim é que as séries estarão disponíveis somente nas salas de cinema do Rio Janeiro e São Paulo, mas a notícia boa é que as séries selecionadas estarão disponíveis em streaming por vários meses.


400 Anos de Molière


Não só de modernidade se faz o cinema. Sabendo disso o Festival Varilux 2022 recupera um clássico francês: o dramaturgo Molière, que será celebrado pelos seus 400 anos na França. Seremos apresentados ao humor satírico do patrono dos atores franceses nesta 13ª edição do festival.


Um dos filmes selecionados para o festival é “As Aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.


As obras de Molière são marcadas pela sua percepção astuta do comportamento humano. Sua abordagem de viés popular e sarcástico fazem dele um autor relevante ainda hoje, trazendo temas como o machismo, dogmas eclesiásticos, luta de classes e corrupção.


Dentre suas obras de comédia em verso e prosa, que são referências da literatura universal, podemos destacar: “Escola de mulheres” (1662), “Tartufo” (1664), “Dom Juan” (1665), “O misantropo” (1667), “O cavalheiro burguês” (1670), “A trapaça de Scapin” (1671) e “O doente imaginário” (1673).


Pré-estreia


A seguir apresentamos os três filmes confimados para a pré-estreia do Festival Varilux 2022 de todo o país (em Goiânia o festival será inaugurado com o filme "En Attendant Bojangles"), confira:

GOLIATH



Filme dirigido por Fréderic Tellier, este drama conta a história de France, Patrick e Mathias. France é professora de esportes e ativista contra o uso de pesticidas, ao passo que Patrick é um advogado taciturno e especialista em direito ambiental, e Mathias é um lobista que defende os interesses de um grande agroquímico. O que vai acontecer quando o caminho destas três pessoas se cruzarem.


EN CORPS



Sob a direção de Cédric Klapish conhecemos o drama de Elise, uma bailarina clássica que sofre um grave acidente que a impede de seguir no caminho do ballet clássico. O acidente vai leva-la a descobrir novos caminhos e uma nova conexão consigo mesmo por meio da dança contemporânea.


EN ATTENDANT BOJANGLES

Por fim, temos o diretor Régis Roinsard que nos apresenta o a história de Camille e Georges. Mas algo muda e Camille acaba se perdendo no fundo de sua mente, agora Georges e seu filho Gary farão de tudo para mantê-la em segurança.




116 visualizações0 comentário
bottom of page