top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Dia das Crianças Pelo Mundo

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Celebrado nacionalmente no dia 12 de outubro, o dia das crianças é uma data muito importante no Brasil. A data foi instituída em 1924, pelo então presidente Arthur Bernardes, por meio da ideia do deputado Galdino do Valle Filho e aprovação de outros deputados.


Mas diferentemente do que pensamos, a data não é comemorada no mesmo dia em outros países do mundo. A maioria comemora a data em 1 de junho ou em 20 de novembro.


A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia das Crianças no dia 20 de novembro, já que nesse dia, em 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.


A data foi criada por iniciativa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que a indicou para os países signatários, com abertura para aqueles que já tinham suas comemorações próprias. Vários países adotaram a data: Finlândia, França, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá.


Também por meio de uma conferência, na Suíça, em 1925, ficou instituído que no dia 1º de junho seria comemorado o Dia Internacional da Criança, depois da cidade de Genebra ser palco da Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança.


A data ultrapassou os limites da fronteira e também é usada por diversas nações como Portugal, China, Eslovênia, Polônia e Angola, cada uma com uma motivação diferente.


Em Portugal, por exemplo, país de maioria da população cristã, o Dia da Criança é festejado no dia 1º de junho também por ser o dia seguinte ao mês de maio, que homenageia Maria, mãe de Jesus.



Fonte: Blog das letrinhas


Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário



1.140 visualizações0 comentário
bottom of page