top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Aliança Francesa de Goiânia Apresentar o Festival Varilux de Cinema Francês 2021

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Nesta quinta-feira (25/11) começa a 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que foi consagrado como o maior evento de filmes francês fora da França. O festival é realizado pela produtora Bonfilm e conta com diversos patrocinadores e apoiadores, dos quais, as unidades da Aliança Francesa de todo Brasil têm orgulho de fazer parte.


A edição de 2021, segundo Emmanuelle e Christian Boudier (Diretores e curadores do festival), celebra as coisas da vida e a retomada das atividades rotineiras que foram interrompidas por conta da Covid-19, dentre elas o hábito de ir ao cinema e a experiência única de compartilhar histórias, jornadas e emoções com dezenas de pessoas em uma sessão cinematográfica.

O público brasileiro encontrará nas telonas grandes nomes do cinema e também atores da nova geração, como Sami Outalbali (interprete de Rahim, na série “Sex Education”). Apesar de celebrar o futuro da sétima arte, o festival não se esquece da gloriosa história do cinema francês e prestará homenagem ao ator e dublê Jean-Paul Belmondo, com a projeção do filme “O magnífico”.


Em Goiânia, este ano o Festival Varilux será exibido no Cine Ritz, localizado no Setor Central. O tradicional cinema de rua da cidade foi um dos primeiros cinemas da capital goiana, inaugurado em 1991.


Assim como diversos cinemas independentes do Brasil, o Cine Ritz também sentiu os efeitos da pandemia, o cinema agora passa por uma crise financeira, devido aos 18 meses que ficou fechado por conta da Covid-19, apesar das dificuldades o Cine Ritz continua na luta em busca de manter sua tradição na cidade.


Nesta edição o Varilux, espera que a mostra crie um ambiente de incentivo ao retorno do público aos cinemas parceiros na retomada de suas atividades, através de sua seleção de títulos consagrados pela crítica, pelo público, festivais e prêmios.


Romance, animação, drama, comédia e documentário constam na programação composta por dois clássicos e dezessete longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais, que serão exibidos no período de 25/11 a 08/12, a cada dia de festival será exibida duas sessões (programação disponível no site: https://variluxcinefrances.com/2021/cidade/goiania-go/).



Serviço: Festival de Cinema Francês Varilux 2021

Local: Cine Ritz - Goiânia (demais localidades verificar site do evento)

Data: De 25/11 a 08/12

118 visualizações0 comentário
bottom of page