top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

5 Motivos Para Aprender Francês em 2022


Muito se fala da necessidade de aprender um novo idioma, sobretudo a língua inglesa. Mas com o movimento de abertura do mundo virtual, a demanda por um outro idioma, o famoso “diferencial” começa a aparecer com mais frequência. Então neste artigo vamos te dar 5 motivos para estudar francês em 2022.


1. O Francês é a 5ª língua mais falado do mundo!


A língua francesa é falada por mais de 500 milhões de pessoas no mundo e é a quinta mais usada na Internet. Ficando atrás somente das línguas: árabe (4º lugar), espanhol (3º lugar), inglês (2º lugar) e mandarim (1º lugar).


Apesar da sua posição enquanto número de falantes, a língua francesa é a segunda mais ensinada no mundo. A francofonia (grupo de países e pessoas que falam francês) abrange 106 países e territórios, e a França possui vários estabelecimentos e instituições culturais no exterior. Desse modo, aprender francês abre o acesso a uma diversidade de oportunidades e conexões.


2. Porque faz bem para a cabeça


Exatamente o que você leu! Não podemos nos esquecer que o nosso cérebro é uma parte do corpo que precisa de cuidados e, assim como os músculos precisam de exercícios, nosso cérebro precisa estar trabalhando para não enferrujar. Uma boa forma de fazer isso é aprendendo um novo idioma.


Durante o aprendizado de uma nova língua estimulamos a memória e nossas funções cerebrais, o processo de adaptação a nova linguagem favorecem o uso do pensamento criativo e crítico. Todo este processo mental contribui para a saúde na nossa cachola, então o esforço vale muito apena!


3. Aumentar suas opções de estudos de nível superior


Para estudantes do ensino superior este ponto pode se tornar mais interessante. Caso seu plano de carreira envolva uma especialização ou intercâmbio universitário no exterior considerar a França e o Canadá podem ser uma excelente opção.


Na França, existem excelentes universidades de reputação ou grandes Escolas de Comércio e Engenharia, ao passo que o Canadá vem apresentando uma abertura cada vez maior na área de TI.


Nestes casos, um bom motivo para aprender a língua francesa é tornar a gama de acesso a estas especializações maior. Apesar de cursos serem oferecidos em inglês, ter domínio na língua francesa pode facilitar o acesso a estas universidades.


4. Aprender francês é um investimento na sua carreira


Com a abertura do mercado internacional de trabalho, pela acessibilidade do trabalho remoto, saber um idioma além do inglês se tornou um “diferencial” indispensável. Lembrando que essas oportunidades, para conhecedores da língua francesa, abrangem todos os países 56 francófonos (Canadá, a Suíça, a Bélgica e alguns do continente africano).


5. Experiências de viagem mais imersiva


Com cerca de 75 milhões de visitantes ao ano (salvo os últimos anos de pandemia), a França é o país mais visitado do mundo. Apesar da língua inglesa ser ensinada no país e amplamente usada na grande capital luz Paris, saber se comunicar com os nativos em sua língua-pátria proporciona uma imersão totalmente diferente.


Mas não apenas na casa da Torre Eiffel que você pode usufruir de uma experiência linguística com a língua francesa. Outros países como o Marrocos, Egito, Suíça, Canadá, Mônaco e Ilhas Seychelles também usam o francês amplamente.


Então, gostou dos nossos 5 motivos para estudar francês em 2022? Deixe seu comentário. Ficou interessado em aprender a língua francesa este ano, conheça mais sobre nosso curso e metodologia em nosso site.


396 visualizações0 comentário
bottom of page