top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

5 Francesas Que Revolucionaram o Mundo

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Vive les femmes! Viva as mulheres! No dia 8 de março marca o dia Internacional da Mulher e para destacar essa data tão importante, reunimos nesta lista, 5 francesas que revolucionaram o mundo com suas habilidades e ações.


1. Simone de Beauvoir

Filosofa e escritora francesa, Simone de Beauvoir é tida como uma das maiores teóricas do feminismo mundial. Nome muito referenciado dentro do movimento feminista, a escritora elaborou muitas análises que criaram as bases do feminismo e a luta pela igualdade de gênero.


Em 1949 publicou o livro “O segundo sexo”, que se tornou um dos clássicos do movimento feminista. Nesta obra a escritora aborda o papel da mulher na sociedade e a opressão feminina num mundo dominado por homens.


Simone também foi adepta da teoria existencialista, que tem como principal característica a liberdade. Partindo desse posicionamento, em 1973, Beauvoir redige o Manifeste des 343, uma petição pela despenalização e legalização da interrupção voluntária da gravidez.


2. Gabrielle “Coco” Chanel

No mundo não há como falar de alta-costura sem falar do nome Coco Chanel. Gabrielle foi uma grande estilista francesa e inovadora da moda feminina, além de fundadora de uma das marcas mais importantes no ramo da moda mundial.


O ponto crucial do trabalho de Chanel foi a apropriação e adaptação do guarda-roupa masculino para criar peças que davam mais conforto, liberdade e praticidade, sem perder a elegância, para as mulheres. Esta é a característica que fez essa marca se revolucionária que é muito referenciada até hoje.


Atualmente, a marca Chanel faz parte da Federação francesa da Alta costura, ou Haute Couture, o setor mais luxuoso da moda mundial.


3. Marie Curie


Grande cientista polonesa naturalizada francesa. Marie Curie está nesta lista devido à sua contribuição para os estudos sobre radioatividade, que a fez ser a primeira mulher a receber o prêmio Nobel.


Na verdade, ela foi premiada duas vezes, a primeira vez, em 1903, ganhou o prêmio de física pela demonstração da existência da radioatividade e o segundo, em 1910, que foi um prêmio de química pela descoberta de dois novos elementos, o rádio e o polônio (nome dado em homenagem ao pais onde nasceu).


Em 1914, Marie fundou o Instituto Curie em Paris, que visava investigar aplicações do rádio em doentes oncológicos. E durante a primeira guerra mundial, criou unidade de radiografia, para serem utilizadas em soldados feridos.


Marie Curie é tida como uma das cientistas mais importantes do mundo, mudando a história da ciência e demonstrando o grande valor intelectual e a importante contribuição das mulheres em um ramo que, antes, era predominantemente masculino.


4. Simone Veil


Simone Veil foi uma política francesa, ex-ministra da saúde e um importante nome na luta dos direitos das mulheres para a descriminalização do aborto na França. Em 1974, quando houve a abolição da criminalização do aborto na França, lei que foi então chamada de “Lei Veil”.


Além disso, Veil foi a primeira mulher a presidir o parlamento europeu, sendo uma das figuras mais queridas da França.


5. Olympe de Gouges (Marie Gouze)


Olympe de Gouges foi uma ativista política, dramaturga, abolicionista e feminista francesa. Em 1791, escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã como uma resposta direta à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.


Ela defendia a emancipação das mulheres, a instituição do divórcio e o fim da escravatura. Sendo considerada uma das pioneiras do empoderamento feminino.


Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário.

1.154 visualizações0 comentário
bottom of page