BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

O Brasil Faz Fronteira Com a França?

Atualizado: 9 de dez. de 2021


A resposta é SIM! Mas como assim, que geografia é essa?


Lembra da Guiana Francesa? Então, ela não é um país independente e sim um território da França que está localizado aqui na América Latina.

Além da Guiana Francesa, a França possuí outros territórios fora da Europa, como a Martinica, ilha localizada no Caribe, na América do Norte. E para não perder a posse destes territórios após o fim da segunda guerra, a França as declarou 'não colônias', as nomeou como territórios nacionais de ultramar.


Desse modo, os nativos da Guiana Francesa, são formalmente reconhecidos como franceses, têm como moeda corrente o euro e carregam o passaporte da união europeia.


O estado brasileiro que faz fronteira com a "França Latina" é o Amapá, essa fronteira tem extensão de 730,4 km, Inclusive, esta é a maior fronteira da França que teve sua travessia facilitada após a inauguração da ponte Binacional Franco-Brasileira, em 2017.


A obra foi anunciada oficialmente em 1997 pelos então presidentes da França e do Brasil, respectivamente, Jacques Chirac e Fernando Henrique Cardoso. porém finalizada a construção, sua travessia permaneceu proibida por vários anos, pois ainda faltava a construção do posto da alfandega, sendo inaugurada 20 anos depois de seu anúncio.


Caso você queira visitar a Guiana Francesa, fique atento, pois segundo o site da embaixada francesa, o visto não é obrigatório para os cidadãos brasileiros que desejarem dar um pulinho na França em viagem turística. Porém, o visto é indispensável para entrar na Guiana Francesa (exceto para os titulares de passaporte diplomático ou de passaporte oficial brasileiro).


Mas essa região também é marcada por tenções, essa medida de exigência do visto se deve à entrada de mineradores ilegais vindos do Brasil, com frequência bem armados, que atuam no contrabando ouro da região, causando danos ambientais a flora da Guiana Francesa.

22 visualizações0 comentário