top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Conhecendo a Bélgica

Atualizado: 8 de dez. de 2021



A gente sabe que nem só de França vive o idioma francês, não entendeu? Vem com a gente para entender melhor. O idioma francês está entre as 10 línguas mais faladas no mundo e é a língua oficial em pelo menos 30 países.


Então, saindo um pouco do vínculo que fazemos entre a França e o idioma francês, vamos falar hoje, mais especificamente, de um outro país francófono: a Bélgica.


A Bélgica é um país da Europa Ocidental, conhecida por suas cidades medievais, arquitetura renascentista e ser a sede da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).


Este é um país pequeno, com grande densidade populacional (342 hab./km²) e detentor de um dos melhores índices de qualidade de vida (0,931). A Bélgica faz fronteira com a França (ao sul), Luxemburgo (a sudeste), Alemanha (a leste) e Países Baixos (ao norte e nordeste).


Três idiomas oficias são usados na Bélgica: o francês, neerlandês (holandês) e alemão, mas somente 1% da população tem o alemão como língua materna. Por ser um mistura de culturas, listamos aqui algumas curiosidades sobre o país.


Cerveja


O país possui mais de 1100 marcas de cervejas, fabricadas por mais de 220 cervejarias ativas no país. Existem vários sabores, aromas, colorações e teores alcoólicos, a bebida é servida em copos especiais que combinam com suas características, diz-se que os belgas consomem em média 84 litros de cerveja por ano e por pessoa, cê acredita ?


Chocolate


Outra especialidade gastronômica do país, o chocolate é um ponto forte da economia belga, são produzidas cerca de 170 toneladas por ano. A iguaria é famosa no mundo inteiro, possuindo diversos formatos.


Curiosamente, ou não, o Aeroporto Internacional de Bruxelas é o maior ponto de venda de chocolate do mundo, são aproximadamente 1.6 kg de chocolate vendido por minuto, e o consumo por pessoa anualmente é de 6 kg! Eita!



Castelos


A França e a Alemanha são países bastante conhecidos por seus castelos, contudo, há mais castelos na Bélgica por metro quadrado do que qualquer outro país. São cerca de 3 mil ao todo, divididos entre fortalezas, palácios e mansões.


É uma atração imperdível. Será que a gente encontra algum príncipe ou princesa por lá?

Confira uma lista aqui


Tomorrowland


Como muitos países da Europa, a Bélgica realiza vários festivais de musicais e um dos mais importantes, não só do país, mas mundialmente é o festival de musica eletrônica Tomorrowland.


A edição original do evento é realizada em Boom na Bélgica, no distrito de Antuérpia. O festival recebe mais de 200.000 pessoas em cada edição e acontece anualmente.



Bande Dessinée (História em Quadrinhos)


A Bélgica também tem mais fabricantes de quadrinhos por km quadrado do que qualquer outro país do mundo. O país coleciona alguns dos personagens mais famosos do mundo da literatura em quadrinhos como, os Smurfs, Tintin, Lucky Luke e os Snorks.


Os quadrinhos fazem parte da cultura belga, tanto que em Bruxelas existe um museu dedicado as historias: Le musée de la Bande dessinée.



Manneken Pis


Curiosamente, o Manneken Pis é um dos símbolos mais queridos e representativos de Bruxelas, capital belga. Com cerca de 50 centímetros, o Manneken Pis é uma estatua de um menino pelado que está urinando na pia de uma fonte, isso mesmo, é um menino fazendo xixi.


Existem diversas lendas sobre sua origem, mas talvez a mais famosa seja que o menino da estátua teria apagado dessa forma inusitada uma chama acesa, salvando assim a cidade de um incêndio.


Conhece alguma outra curiosidade inusitada sobre a Bélgica? Conta pra gente.



Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário

bottom of page