BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

6 Comidas Típicas de Natal em Francesas

Quando falamos em Natal no Brasil, além das decorações, luzes e presentes, o que não pode faltar é a comida, não é mesmo? Então como são as comidas típicas de Natal em francês? (Lembrando que estes pratos são típicos da França).


Listamos para vocês 6 comidas típicas de Natal francesas para você conhecer e quem sabe acabar surpreendendo os familiares e amigos na ceia deste ano. Allons-y?


1. Le boudin de Noël



Antes de começarmos é importante frisar que as receitas variam em alguns detalhes entre regiões da França. Então, o prato chamado le boudin de Noël, que numa tradução simples fica linguiça natalina é mais comum no sul da França.


E o boudin à base de chou vert (linguiça a base de couve verde) também chamado de como “tripes à l’djotte” é muito comum na ceia de Natal.


2. La bûche de Noël



Esta comida típica de Natal é para os fãs de sobremesa. La bûche de Noël, que poderíamos traduzir por Tronco Natalino, é um bolo de frutas – caramelizado ou não – à base de chocolate. Ele lembra um pouco o formato do nosso rocambole.


3. Le Christolle



Para quem gosta de algo de doce, mas mais levinho, aqui vai um prato típico da região da Alsácia. O Christolle, que também pode ser encontrado com o nome de Weihnachtsstolen, é um pão de frutas recheado com pasta de amêndoas.


4. Dinde Farcie



O Dinde Farcie, que pode ser um peru ou ganso recheado, é uma comida típica natalina comum em toda a região da França e é possível ver versões dele em outros países francófonos. Apesar das variações dois componentes estão sempre presentes nas receitas, que é o uso de miúdos do peru e pão.


5. Boukètes



Na região de Liège, na Bélgica, os boukètes, que são uma massa servida estilo panqueca salteada. Eles são feitos de farinha de trigo sarraceno acompanhadas de groselhas ou rodelas de maçã, fritas em uma panela com manteiga. Para servir às vezes é acrescentado açúcar fino ou açúcar mascavo, acompanhado de um vinho quente.


6. Pâté Gaumais



Chegamos ao nosso último prato, que até faz parte de um concurso anual numa feira da cidade de Virton que acontece no dia 26 de dezembro.


O Pâté Gaumais é uma torta de carne à base de Gaume, que é carne de porco nobre cortada em pedaços, marinada em vinho ou vinagre com especiarias e ervas coberta com uma massa levedada, que pode ser servido quente ou frio.


Hmmm... estas gostosuras deram água na boca, non? Este ano pode ser uma oportunidade para fazer uma coisa nova, ou quem sabe numa próxima festividade ir aproveitar essas delícias em terras francófonas.

2 visualizações0 comentário