1972, Estocolmo, Assembleia Geral das Nações Unidas. Há 50 anos atrás, neste evento o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi criado, assim como foram desenvolvidas as primeiras iniciativas que visavam melhorias na preservação do meio ambiente. Para homenagear esta iniciativa o dia 5 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Além de visar a sensibilização da opinião pública e valorizar o meio ambiente, o Dia Mundial do Meio Ambiente objetiva apresentar o lado humano das questões ambientais, capacitando as pessoas a se tornarem agentes do desenvolvimento sustentável.
Como não poderia ser diferente, o dia também é dedicado a promoção da conscientização de comunidades e indivíduos, a fim de que mudem sua relação ao uso dos recursos e questões ambientais e assim, assegurar um futuro mais seguro e próspero para todas as nações e povos.
A fim de alcançar estes objetivos, todos os anos no Dia Mundial do Meio Ambiente (não apenas neste dia, mas o foco é mais marcante) são compartilhadas informações a respeito do impacto da ação humana no planeta terra.
Este acompanhamento é fundamental para que os governos e a população mundial desenvolvam uma postura mais consciente em relação ao uso dos recursos naturais e procurem meios (leis e ações) para preservar estes recursos por meio de um desenvolvimento sustentável.
ALGUNS DADOS
Não é novidade que a ação humana é a grande responsável pelo desequilíbrio ecológico que tem ocorrido nas últimas décadas. (Sim, a natureza passa por ciclos de desequilíbrio natural, mas bem que a gente tem acelerado essa festinha, não dá para negar). Agora, cabe a nós criar medidas que reduzam e revertam o impacto de nossas ações sobre a natureza.
Para você ter uma noção, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), no Brasil, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Isso equivale a 1500 toneladas de resíduos sendo produzidas todos os dias no país.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 80% do lixo nos mares é composto por plástico. O plástico chega até os mares devido ao descarte incorreto e a falta de iniciativas de reutilização (também existe o problema dos descartáveis de uso único) e reciclarem.
Além do problema da poluição, os animais aquáticos muitas vezes acabam presos ou consumindo estes resíduos que são despejados nas águas. Isto compromete o ciclo da vida desses serem e o sistema no qual eles pertencem. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos.
VAMOS PÔR A MÃO NA MASSA?
Então, muito bacana discutir e se preocupar com as questões ambientais, mas o que realmente faz a diferença são ações concretas. Mesmo que pareça que pequenas ações fazem diferença alguma, é fundamental que cada um procure contribuir como puder para que medidas sejam tomadas para a reduzir o impacto da ação humana na natureza.
Aqui vamos listas algumas ações que você mesmo pode fazer na sua casa ou trabalho (chama a equipe para participar, envolver todos no projeto pode ser uma forma de gerar unidade e cooperação):
Elimine o consumo de copos plásticos descartáveis;
No dia-a-dia, sobretudo no trabalho, use copos reutilizáveis ou adote uma garrafa. Esta ação sozinha evita, pelo menos, o consumo de quatro copos descartáveis por dia. No caso de um evento, o uso de copos reutilizáveis pode diminuir em até 80% o consumo total de resíduos descartáveis no final do dia.
Economize água e energia;
Este aqui ajuda a natureza e o seu bolso! Às vezes, mesmo sem perceber, desperdiçamos água e energia no nosso dia a dia, como deixar um eletrodoméstico ligado, mesmo que não esteja sendo ativamente usado, jogamos fora a água de lavar roupa que poderia ser reutilizada (tipo para lavar a calçada, ao invés de usar a mangueira com água limpa, por exemplo).
Não compre animais silvestres sem autorização;
Este é um item autoexplicativo. Nós e nossos animais domésticos já acostumamos com nossa vida urbana e o estilo de vida que esta vida requer, foram anos e anos de adaptação para que pudéssemos nos acostumar com isso. Os demais animais da natureza já fazem dela sua casa e conservam seu estilo de vida. Além do mais, eles são muito mais úteis lá do que decorando uma casa ou sendo algo exótico para mostrar para as visitas.
Não desperdice alimentos.
Por último, mas não menos importante. Este aqui também além de ajudar a natureza também pode dar uma aliviada no bolso nestes tempos de inflação alta. Não é sobre aquela comida que sobra no prato no final do self-service, são os alimentos que deixamos perder em casa.
Sabe aquele pão de forma que está quase passando da data de validade? Tem várias receitas que podemos aproveitar ele. A casca de banana por exemplo, também pode ser usada de diversas formas e é rica em fibra que é ótimo para o intestino, dica na internet é o que não falta.
Mas caso cozinhar não seja o seu forte e você percebe que você não vai consumir até a data de validade, passe o alimento para quem precisa e não pode comprar.
Enfim, estas são algumas iniciativas que você pode tomar no dia-a-dia. Se você se lembrou de algum que não citamos ou algum dado interessante sobre o meio ambiente, deixa para gente aí nos comentários, para que nós e outras pessoas também possam aprender conosco.
Comentários