BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

  • admifinanceiro

Joyeuse Pâques

Celebrada em muitos lugares do mundo e sendo uma tradição crista, a páscoa é um feriado internacional. Esse feriado, entretanto, carrega tradições e peculiaridades diferentes em cada país, e na França, não seria diferente. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a páscoa francesa e entender um pouco mais sobre esse dia tão importante. Allons-y?

O feriado de páscoa na França não acontece em uma sexta–feira, como vemos aqui no Brasil, e sim na segunda após o domingo de páscoa, esse dia é conhecido como segunda de páscoa ou, Lundi de pâques, em francês. Sendo o primeiro dia após a semana da Paixão de Cristo, é considerado um dia que inaugura novos tempos de paz e alegria.


Os sinos de Páscoa (Les cloches de Pâques)


É muito comum ouvirmos e dizermos que o coelho da pascoa é quem traz os ovos de chocolate, mas na frança é diferente, segundo a tradição quem traz os ovos são os sinos de páscoa, sim, vocês não ouviram errado, conta-se que os sinos voam até Roma para serem abençoados e ficam sem tocar de quinta à sábado da Semana Santa. Quando retornam, eles deixam cair ovos, galinhas, pintinhos e coelhos de chocolate, fazendo, assim, as crianças procurarem os ovos espalhados pelos sinos.


Símbolos da Páscoa


Tá sentindo falta do coelho? Fica tranquilo que ele também faz parte da tradição francesa, mas não faz parte sozinho. É comum encontrar chocolates de diversos formatos, dentre eles o peixe, a galinha e também, o coelho.

Não esquecemos, também, do grande destaque, os Ovos de páscoa, que alias, são uma invenção de origem francesa. Mas diferente de hoje, no passado os ovos eram de galinha e não de chocolate, esses eram decorados e pintados, e dados como um presente que simbolizava, assim como hoje, o principio da vida, representando a ressurreição de Jesus Cristo.

Assim como no Brasil, durante a Sexta feira santa, é evitado o consumo de carne, portanto o peixe é um dos pratos principais nesse dia. No domingo de páscoa, o prato principal fica por conta do cordeiro, que também é bastante simbólico. O prato pode ser preparado de diversas formas, mas a principal receita é com legumes da primavera


Mas mesmo com suas diferenças, a pascoa é tempo de estar com a família e celebrar a vida e agradecer por tudo.


E aí? Gostou das tradições francesas para a páscoa? Conhece mais alguma? Conta pra gente.