top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Coelhinho da Páscoa Que Trazes Pra Mim?

Atualizado: 8 de dez. de 2021


Celebrada em muitos lugares do mundo e difundida como uma tradição cristã, a Páscoa é um feriado internacional. Este feriado, assim como qualquer festividade, apresenta particularidades e peculiaridades diferentes em cada país, e na França, não seria diferente.


Estão, neste texto de hoje vamos falar um pouquinho sobre a Páscoa francesa. Allons-y?


Diferentemente daqui do Brasil, o feriado da Páscoa na França não acontece em uma sexta–feira e sim na segunda-feira após o domingo de Páscoa. Esse dia é conhecido como segunda de páscoa ou, Lundi de Pâques, em francês.


O feriado acontece no primeiro que segue a semana da Paixão de Cristo, sendo considerado um dia que inaugura novos tempos de paz e alegria.


Os sinos de Páscoa (Les cloches de Pâques)


É muito comum ouvirmos e dizermos que o coelho da Pascoa é quem traz os ovos de chocolate, mas na França é diferente, segundo a tradição quem traz os ovos são os sinos da Páscoa.


Sim, vocês não ouviram errado, conta-se que os sinos voam até Roma para serem abençoados e ficam sem tocar de quinta até sábado da Semana Santa. No trajeto de volta, os sinos deixam cair ovos, galinhas, pintinhos e coelhos de chocolate. E as crianças devem procurar ovos espalhados pelos sinos.


Símbolos da Páscoa


Tá sentindo falta do coelho? Fique tranquilo que ele também faz parte da tradição francesa, mas ele vem com um amiguinho, pois é muito comum encontrar chocolates de diversos formatos de animais, como o peixe, a galinha e o coelho.


Não esquecemos, também, do carro chefe do evento: os Ovos de páscoa, que alias, são uma invenção de origem francesa. Mas diferente de hoje, quando esta tradição começou eram usados ovos de galinha, pintados e decorados, e não de chocolate.


Estes ovos eram dados como um presente que simbolizava, assim como hoje, o principio da vida, representando a ressurreição de Jesus Cristo.


Assim como no Brasil, durante a Sexta feira Santa na França é comum evitar o consumo de carne, portanto o peixe se torna um dos pratos principais nesta data. No domingo de Páscoa, o prato principal fica por conta do cordeiro, que também é bastante simbólico.


Mas mesmo com suas diferenças, a Pascoa é tempo de estar com a família e celebrar a vida e agradecer por tudo.


E aí? Gostou das tradições francesas para a Páscoa? Conhece mais alguma? Conta pra gente.


bottom of page