BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Fête des Mères: Dia das Mães na França

Atualizado: 8 de dez. de 2021


O dia das mães é um dia para celebrar e agradecer todo o amor, carinho e dedicação para as mulheres fortes que criam seus filhos diariamente. É um dia para se reunir e fazer varias surpresas para nossas mães.


Mas você sabe quando é comemorado o dia das mães na Franca ? O dia das mães é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. Na França, a a data é celebrada no último domingo de maio, que este ano é o dia 30.


Em 1950, foi estabelecida um lei para determinar essa a data. Porém, Napoleão Bonaparte foi o primeiro a evocar a ideia de um dia para celebrar as mães francesas.


Além disso, existem documentos históricos, relatando que a cidade de Lyon, em 1918, exaltou todas as mães e esposas que perderam seus filhos e maridos durante a Primeira Guerra Mundial.


Alguns preferem afirmar que se trata de uma criação do Marechal Petáin, em 1941, para homenagear as mães que sofriam em decorrência dos horrores da Segunda Guerra Mundial.


Mas ficou firmada a comemoração no último domingo de maio, a data altera-se caso o último domingo seja dia de Pentecostes. Nessa situação, o dia das mães é postergado para o primeiro domingo de junho.


E que tal aproveitar esse dia das mães francês e levar sua mãe para fazer algo que ela goste, pode ser um almoço para ela, ver o filme que ela quiser, dançar ou fazer um passeio especial. ( Lembrando, claro, de seguir todas as medidas de segurança com muito cuidado.)




Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário.

93 visualizações0 comentário