8 de Março: Dia Internacional da Mulher
INSPIRAÇÕES FRANCÓFONAS
Joana d’Arc
Joana D’arc nasceu no ano de 1412 na França e morreu com dezenove anos, no ano de 1431, durante a época medieval. Ela foi uma importantíssima personalidade francesa devido a Guerra dos Cem Anos, época em que a França enfrentou a Inglaterra.
Quando Joana era criança, ela viu sua família ser morta por soldados na Inglaterra. Aos 13 anos começou a receber notícias e viu que acreditava ser alguém de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. Nessas visões, ela entendeu que deveria se juntar ao exército de seu país. Em seguida, ele cortou o cabelo e se vestiu como um homem para participar do treinamento militar. Ela foi aceita no exército francês e venceu uma batalha muito importante. Em 1430, ela foi presa em batalha e vendida para a Inglaterra acusada de feitiçaria com previsão. Ela foi condenada a morrer queimada durante a sentença de morte. Em 1920, ela foi canonizada como santa e considerada santa pela Igreja Católica.
Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel, a fundadora da famosa marca Chanel, e Paul Poiret são considerados libertadores. A silhueta do espartilho promove o cativeiro da escravidão. Portanto, as massas femininas estão aceitando cada vez mais os estilos casuais e esportivos, que aconteceram após a Primeira Guerra Mundial . Além disso, Gabrielle (Gabrielle) é uma designer de moda muito importante. Em algum momento de sua carreira, ela foi considerada ousada, principalmente pelo que significava a moda da época, por isso ultrapassava os padrões de sua época, não só para o high-end Moda tem tudo a ver com moda. O significado da Coco Chanel não está apenas na moda, mas também incorpora a estética em bolsas, joias e até perfumes, de forma que o Perfume Nº 5 da Chanel faz com que o produto atinja o nível de demanda mundial.
Marie Curie
Marie Curie foi uma relevante cientista que ofereceu muitas conquistas nesse aspecto, sendo uma das mais famosas a da Teoria da Radioatividade, termo esse que ela mesma criou. Vários estudos tiveram ela como coordenadora e diretora, entre eles o que dizia respeito ao tratamento de neoplasmas com a utilização de isótopos radioativos, e isso foi extremamente crucial para que essa área se desenvolvesse.
Além de toda essa relevância, Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e foi também a única mulher que ganhou esse prêmio duas vezes, e em áreas diferentes, sendo um em química e um em física. Além disso ela também foi a primeira professora mulher aceita na Universidade de Paris.
Simone Veil
Simone Veil é uma política francesa, ex-ministra da saúde, muito famosa por se posicionar a favor do aborto. Em 1974, quando foi abolida a criminalização do aborto, a lei levou seu nome “Lei Veil”. Logo após, ela foi responsável por defender, no final do mesmo ano, uma lei que legalizava a interrupção voluntária de gravidez na França. Além disso, Simone também foi a primeira mulher a presidir o parlamento europeu.
Irma LeVasseur
Era uma médica canadense. Ela foi pioneira em medicina pediátrica e foi a primeira mulher franco-canadense a se tornar médica. Seu sobrenome também aparece como Le Vasseur.
“Numa época em que as universidades francófonas excluíam as mulheres, Irma LeVasseur se exilou nos Estados Unidos para estudar medicina e, em 1903, tornou-se a primeira mulher autorizada a exercer essa profissão em Quebec. Alarmada com a taxa de mortalidade infantil em Montreal, ela viajou para a Europa para aprofundar seus conhecimentos pediátricos com especialistas eminentes. Este pioneiro da pediatria canadense esteve na origem da fundação de instituições para crianças hoje muito famosas: o hospital Sainte-Justine em Montreal, então o hospital Enfant-Jésus e o Cardinal Center Villeneuve, em Quebec, sua cidade natal."
Amelia Earhart
A primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico
Um grande símbolo da aviação. Além de ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, Amelia também foi a primeira a receber a Cruz de Voo Distinto, a condecoração militar atribuída a atos de heroísmo ou conquista extraordinária concedida a pilotos das Forças Aéreas dos EUA. A piloto desapareceu no Oceano Pacífico enquanto fazia um voo de volta ao mundo.
FILMES COM PROTAGONISTAS MULHERES
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain / Le fabuleux destin d’Amélie Poulain
L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância
Adeus à Linguagem
Swimming Pool - À Beira da Piscina
Joséphine: solteira e fabulosa
Coco antes de Chanel
ESCRITORAS
Colette
Sidonie-Gabrielle Colette foi uma notável escritora francesa. Colette por anos teve suas obras desconhecidas pois tinha suas obras publicadas com o nome do marido, Henry. Após rebelar-se contra o machismo e a opressão que sofria, ela tornou-se uma das principais figuras na luta pelo reconhecimento feminino.
Frases Marcantes: “Nossos companheiros perfeitos nunca têm menos de quatro patas.” “Para um poeta, o silêncio é uma resposta aceitável, até mesmo um elogio.” “A cada manhã o mundo é novo para mim.”
Indicações: Filme Colette (2018) Dir. Wash Westmoreland
Le blé em herbe – 1923
La naissance du jour – (1928)
Chéri – (1920)
George Sand
Pseudônimo adotado pela escritora francesa Amandine Aurore Lucile Dupin, foi obrigada a usar um pseudônimo masculino para ser aceita, sendo pioneira ao adotar tal forma. Com uma personalidade ousada e polemica para sua época, ao usar calças compridas, fumar em público e frequentar lugares que não eram permitidos para mulheres. A autora ocupou e ocupa um lugar de destaque entre os romancistas franceses (homens) do século XIX, como Alfred de Musset, Balzac e Victor Hugo. Foi a primeira mulher francesa a ter seus direitos autorais reconhecidos e hoje é considerada a maior escritora francesa.
Frases Marcantes: “A memória é o perfume da alma.” “Minha profissão é ser livre.”
La mare au diable -1848
La petite fadette – 1846
François le champi – 1848
Marguerite Yourcenar
Escritora belga, naturalizada cidadão norte americana. Escreveu seu primeiro livro com 17 anos, sob o título de Jardim das Quimeras. Yourcenar é um anagrama imperfeito do seu verdadeiro sobrenome, Crayencour. Foi membro estrangeiro da Academia Belga de Língua e Literatura, e primeira mulher eleita para a Academia Francesa.
Frases Marcantes: “Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.” “O nosso maior erro consiste em tentarmos colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que de fato são suas.”
Mémoires d' hadrien – 1951
Souvenirs pieux -1974
Outras autoras francófonas para se conhecer:
Scholastique Mukasonga (Ruanda)
Madame de la fayatte (França)
Simone de Beauvoir (França)
Gabrielle Roy (Canada)
Yasmine Reza (França)
Amelie Nothomb (Bélgica)
Anne Ernaux (França)