BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

  • admifinanceiro

Fête nationale du 14 Juillet

No dia 14 de julho é celebrada a Festa nacional da Republica Francesa. Nesse dia, os franceses vão as ruas trajando as cores da bandeira francesa e vão comemorar aquele que consideram ser o dia mais importante do ano.

Mas esse dia nem sempre foi de celebração, durante a segunda metade do seculo XVIII, havia muita disparidade social. A monarquia governante nessa época enriquecia-se as custas da população mais pobre, o chamado "Terceiro estado". A cobrança de impostos era exacerbada, e o clero e nobreza se mantinham isentos dessa tributação.

Os gastos do governos eram excessivos, e a escassez de alimentos foi se tornando cada vez pior, esse foi o estopim para tornar as revoltas cada vez mais constantes. Foi então, em 14 de julho de 1789 que o Terceiro Estado, que englobava desde artesãos até médicos e advogados, invadiu a Bastilha, prisão política e símbolo máximo da tirania absolutista, matando seus guardas e libertando os presos.

Entretanto, 14 de julho é uma data duplamente simbólica. Os franceses também lembram a Festa da Federação, uma celebração comemorativa que aconteceu exatamente um ano após a tomada Bastilha.

E então, somente em 6 de julho de 1880. que o Rei Raspail, instituiu o 14 de julho como feriado nacional francês, após aprovação da 'Lei Raspal'

Confira abaixo algumas programações da celebração na França em 2021


Os fogos de artificio na torre Eiffel

Os fogos de artificio no Siene-et-Marne

Os fogos de artificio em Val d'Oise


A gente indica também, alguns filmes que falam desse dia tão marcante para a cultura e sociedade francesa.

“Maria Antonieta”(2006)

"A revolução em Paris" (2018)

“Danton – O Processo da Revolução”(1983)



Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário