top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Fête Nationale du 14 Juillet

Atualizado: 9 de dez. de 2021


No dia 14 de julho é celebrada a Festa nacional da Republica Francesa. Durante a celebração os franceses vão às ruas trajando as cores da bandeira francesa, para eles esta é uma das datas mais importantes do ano.


Mas esse dia nem sempre foi de celebração, durante a segunda metade do século XVIII, havia muita disparidade social. Nesta época, a monarquia vigente ficava cada vez mais rica as custas da população mais pobre, chamado "Terceiro estado". Apesar da cobrança exacerbada de impostos, o clero e nobreza se mantinham isentos dessa tributação.


Os gastos da monarquia e da nobreza eram excessivos, e a escassez de alimentos para as classes mais pobres foi se tornando cada vez pior, esta disparidade foi o estopim para tornar as revoltas cada vez mais constantes.


Quando em 14 de julho de 1789, o Terceiro Estado, que englobava desde artesãos até médicos e advogados, invadiu a Bastilha, prisão política e símbolo máximo da tirania absolutista, matando seus guardas e libertando os presos.


Entretanto, 14 de julho é uma data duplamente simbólica. Os franceses também lembram a Festa da Federação, uma celebração comemorativa que aconteceu exatamente um ano após a tomada Bastilha.

E então, somente em 6 de julho de 1880. que o Rei Raspail, instituiu o 14 de julho como feriado nacional francês, após aprovação da 'Lei Raspal'

Confira abaixo algumas programações da celebração na França em 2021



A gente indica também, alguns filmes que falam desse dia tão marcante para a cultura e sociedade francesa.



Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário



Commentaires


bottom of page