BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Regiões Vinícolas na França Para Conhecer e se Apaixonar

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Champagne, Bordeaux, Borgonha…. A França é o maior produtor de vinho no Mundo, desse modo as vinícolas espalhadas em várias regiões do país são parte formadora da beleza e do encanto desse país.


E hoje vamos listar algumas e te mostrar que você pode se surpreender e ainda aproveitar um bom vinho.


Bordeaux


Sendo a vinícola mais conhecida da França, Bordeaux é uma região com mais de 4000 propriedades, cobrindo uma grande área o que faz dela uma das regiões vinícolas mais populares.


A produção de vinho (na maior parte vermelha – daí a referência do nome Bordeaux) tem uma excelente reputação. Suas denominações mais famosas são St. Emillion, Margot, Pessac-Léognan, St. Julien e Pomerol. As uvas predominantes da região são Cabernet Sauvignon e Merlot.



Borgonha


Borgonha é uma das regiões vinícolas mais lindas e importantes. Bastante ligada a produção de vinho, a região se caracteriza por ser um destino turístico mais discreto. Na região da Borgonha são cultivados os melhores Chardonnay (vinho branco) e Pinot Noir (vinho tinto).


A rota dos vinhos da Borgonha se estende por apenas 60 km, na Côte d’Or, e liga as cidades de Dijon e Beaune, passando por 37 vilarejos bem pitorescos. Com sua beleza histórica e cultural, este é um lugar de tirar o fôlego e que merece a sua visita.



Champagne


A região é tão famosa que a bebida mais famosa do mundo carrega seu nome. A principal cidade de Champagne é Reims, conhecida pela sua enorme Catedral de Notre-Dame, com mais de 800 anos de existência.


Bastante próxima de Paris, com apenas 150 km de estrada que separam a capital francesa dessa prestigiada região vinícola. Champagne é o lar de paisagens cênicas, patrimônio mundial, castelos medievais e vinhas, a perder de vista.


Alsácia


A rota dos vinhos na Alsácia é a mais antiga da França e a região faz fronteira com a Alemanha, o que significa que os vinhos produzidos aqui têm uma influência germânica muito grande.


O caminho tem 170 km e passa por 70 vilarejos super charmosos com casinhas coloridas em estilo enxaimel como Eguisheim, Riquewihr, Ribeauvillé e Colmar. Alsácia produz vinhos renomados no estilo germânico com um french touch. A maior parte da produção de vinhos alsacianos são brancos, feitos com as uvas Riesling e Gewurztraminer.


Além dessas que citamos, existem outras regiões vinícolas que são tão belas quanto e que vale muito a pena conhecer, como Provance, Vale do Loire e Bergerac.



Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão?

Cadastre-se e nos deixe um comentário

7 visualizações0 comentário