top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

5 Curiosidades Sobre a França

Atualizado: 9 de dez. de 2021


Hoje é dia de curiosidades e porque não falar sobre a França ? Este país é um dos destinos europeus mais procurados para turismo pelos brasileiros, proporcionando experiências gastronômicas, culturais e históricas inesquecíveis.


Por ser esse pais culturalmente rico, resolvemos falar 5 curiosidades sobre a França. Allons-y ?


1. Cumprimentar as pessoas com dois beijinhos


Cumprimentar alguém com dois beijinhos é um gesto de educação e respeito na França. Os franceses não se importam se acabaram de conhecer a pessoa, se é homem ou mulher, o costume é cumprimentar com dois beijinhos.


Para nós, brasileiros esse costume pode ser um pouco estranho, aqui cada estado tem um forma de cumprimentar as pessoas, mas normalmente um aperto de mão já basta.


2. A baguete debaixo do braço é real


Mais uma das curiosidades da França é o clichê da pessoa andando pela rua com uma baguete debaixo do braço. Pois, pasme, é verdadeiro! Sendo um hábito de praticamente todo francês.


Entre as 18h e 19h, se você reparar, depois que saem do trabalho, muitos franceses passam em alguma boulangerie e compram uma baguete para comer no jantar e como elas costumam ser maiores do que a embalagem, ficam para fora e costumam ser carregadas debaixo do braço. E os franceses acreditam que virar uma baguette de cabeça para baixo traz azar.


3. Casamento com alguém falecido


Sim! O casamento póstumo (ou necrogamia) é o casamento no qual um dos participantes é falecido, e é uma forma legal de casamento na França e há modalidades culturalmente praticadas dele na China e no Sudão. Desde a Primeira Guerra Mundial, a França tem centenas de requisições anuais, das mais muitas têm sido aceitas.


4. Qualquer hora é hora de tomar vinho


Uma das curiosidades da França, inclusive, é que lá é muito comum tomar-se vinho no horário do almoço, durante a semana nas reuniões de negócio. O maior exportador de vinho do mundo considera a bebida um alimento e com o tempo nós vamos incorporando este costume também.


5. Não existe pão francês na França


Isso mesmo, o famoso pão francês que conhecemos é bem brasileiro, viu? Então não pense que você vai chegar em uma padaria na França e encontrar o tão amado pãozinho.


O pão recebeu esse nome porque a receita foi inspirada na receita d verdadeiro pão francês, a baguette. Hoje, o pão francês já faz parte da família brasileira, ganhando diferentes nomes em cada parte do País.


No Rio Grande do Sul é conhecido como “cacetinho”, enquanto no Ceará é chamado de “carioquinha”. No Rio Grande do Norte é também “pão d'água" e na Bahia, “pão de sal”. Já se você for ao litoral paulista, por lá é intitulado “média”. Para não ter erro, todo brasileiro conhece pelo nome “pão francês”.



Gostou desse conteúdo? Tem alguma sugestão? Cadastre-se e nos deixe um comentário

2.121 visualizações0 comentário
bottom of page