BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

  • admifinanceiro

'Colette': indústria de games ganha 1º Oscar com o documentário

Atualizado: há 7 dias



Pela primeira vez na história, um estúdio de videogames conquistou uma estatueta na premiação mais esperada do mundo cinematográfico, o Oscar, realizado no último domingo.


O curta-metragem Colette, desenvolvido por Anthony Giacchino e Alice Doyard e apresentado pela Oculus Studios em conjunto com a Respawn Entertainment, foi o vencedor na categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem.





"Cette récompense et ce film" (este prémio e este filme), saudou Alice Doyard ao receber o seu prémio, “sont un hommage aux femmes de tous âges, partout dans le monde, qui se donnent la main et se battent pour la justice. Vive Colette et vive la France!” (são uma homenagem às mulheres de todas as idades, em todo o mundo, que se unem e lutam pela justiça. Viva Colette e viva a França!).

Ela recebeu um "grand bravo" (felicitações) do presidente francês Emmanuel Macron, saudando também os outros dois vencedores franceses da noite: Florian Zeller por "The Father" e o engenheiro de som Nicolas Becker por "Sound of Metal".





O curta foi apresentado pela primeira vez no jogo Medal of Honor: Above and Beyond. Mais tarde foi adquirido pelo The Guardian, que distribuiu a produção. Colette apresenta uma sobrevivente da Resistência Francesa, Colette Marin-Catherine, retornando à Alemanha pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial para visitar um campo de trabalho escravo onde seu irmão foi morto.


O diretor de produção da Oculus Studios, Mike Doran, ressaltou que a grande vencedora é a própria Collete ao compartilhar sua história. “Como vemos no filme, é preciso coragem para resistir, mas enfrentar o passado pode demorar ainda mais. Permitir que preservássemos esta história para as gerações futuras foi um verdadeiro ato de bravura e confiança", disse em comunicado.

O jogo é uma experiência de realidade virtual que se passa durante a Segunda Guerra. Nele, o usuário está na pele de um agente da OSS (Escritório de Serviços Estratégicos) na Europa durante os combates.



COLETTE:


Uma estudante de história convence uma ex-membro da Resistência Francesa, Colette Marin-Catherine, a visitar a Alemanha pela primeira vez em 74 anos. No país, elas vão aonde foi uma vez o campo de concentração Mittelbau-Dora, onde o irmão de Colette morreu nas mãos dos nazistas. 'Colette' é o primeiro filme produzido por um estúdio de videogame a receber uma indicação ao Oscar.


Título original: Colette

Nota IMDB: 7,2/10

Nota Rotten Tomatoes: N/D

Onde ver: YouTube (de graça, com áudio em francês e alemão e legendas em inglês)




Fontes: TecMundo, QG Globo, La depeche

5 visualizações0 comentário