top of page

BLOG ALIANÇA FRANCESA  gOIÂNIA

Carnaval 2022: Acompanhe o Trio Elétrico da Francofonia


Uma coisa é fato, o carnaval brasileiro é referência no mundo. As festividades que acontecem neste período nas cidades litorâneas do nordeste ao sudeste do país são bastante famosas e emblemática. Mas que tal foliar o carnaval 2022 em outros lugares?


Samba, axé, funk, desfiles de escola de samba, carros alegóricos, trios elétricos, carnaval no Brasil tem formatos e ritmos para todos os gostos (se bobear até carnaval rockista deve ter hehe). A importância da data é tamanha que ela é um feriado nacional.


Isto não significa que a data também não seja importante ao redor do mundo e que outros locais festejam esta data. Neste post vamos focar, mais especificamente, em conhecer algumas folias francófonas, como elas são e onde acontecem. Simbora!


OS BONECOS GIGANTES DA FRANÇA


A primeira parada do nosso trio elétrico da francofonia é na cidade de Nice, capital da Riviera Francesa, que fica a quase mil quilômetros da Cidade Luz, Paris.


Apesar de outras cidades francesas também celebrarem o carnaval, Nice se destaca por dar aos foliões a oportunidade de aproveitar o festejo nas ruas, em meio a bela arquitetura local e a vista do mar Mediterrâneo.


O carnaval de Nice foi reconhecido com um evento oficial em 1873, quando Andriot Saetonete de Nice fundou o “Comitê de Festividades” que passou a ser patrocinado pelos moradores locais a fim de organizar e ampliar as festas locais.


As festividades carnavalescas acontecem a partir da segunda metade fevereiro. E assim como Olinda tem seus grandes bonecos gigantes de mamulengo, Nice tem seus grandes personagens de carros alegóricos feitos em papel machê. No total, costumam desfilar 17 carros alegóricos.


Além disso, a folia niçois (aquele ou aquilo que é natural de Nice) também é marcada pela Batalha de Flores (Batailles de Fleurs), na qual centenas de flores que decoram os carros alegóricos do evento são arremessadas à multidão.


QUANDO TUDO AQUI ERA MATO


Nosso trio elétrico da francofonia agora vai para o leste da Europa e para na cidade de Binche, na Bélgica. Esta cidade fica localizada ao sul de Bruxelas, na província belga de Hainaut.


As celebrações ocorrem durante os três dias que antecedem a Quaresma, nesta data os foliões mascarados invadem ruas e cafés da cidade.


O carnaval de Binche é tão importante e mantém tamanha tradição que foi designada uma “Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade” pela UNESCO em 2003. As festividades nesta cidade são uma das mais antigas da Europa, datados desde a Idade Média!


Os moradores da cidade de Binche se envolvem e participam ativamente da festa e seus preparativos, assim como no carnaval do Rio, que envolve a população local vinculada às escolas de samba, com preparações que começam um ano antes do evento.


Os habitantes da cidade se empenham em suas fantasias e ensaios, para preservar os costumes, o artesanato e a cultura que a festa mantém desde sua origem.


Mas é possível saborear um pouco do carnaval de Binche antes da sua data oficial. Os foliões realizam ensaios desde o início de janeiro, os binchois (pessoa natural de Binche) vestem seus luxuosos trajes e realizam ensaios de bateria e grupos temáticos.


CARNAVAL ABAIXO DE ZERO



Chegamos na última parada do nosso trio elétrico da francofonia, a cidade de Québec, no Canadá. E as festividades quebequenses são bem animadas, durando três semanas, que começam entre o final de janeiro e vão até o meio de fevereiro.


O primeiro choque entre a cultura carnavalesca quebequense a brasileira é justamente o choque de temperatura! Os foliões festejam esta data por lá quasesempre em temperaturas próximas ou abaixo de zero. A propósito, o Carnaval de Quebec é o maior carnaval de inverno do mundo.


Apesar do frio intenso, os foliões saem as ruas para aproveitar as atrações disponíveis na cidade. Um evento tradicional das festividades quebequenses é o mergulho na neve, no qual as pessoas mergulham somente com roupas de banho, e você teria coragem?


Além dos desfiles, da queima de fogos, das competições esportivas e shows, uma figura emblemática do carnaval de Quebec é a mascote “Bonhomme” (em tradução literal significa “Homem Bom”), considerado o embaixador e representante da festa.


E então, qual a sua parada favorita do nosso trio elétrico francófono???

136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page